quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Inspiração

Está em exibição na Pinacoteca do estado de São Paulo a exposição Josef e Anni Albers - Viagens pela América Latina. Neste último sábado estive lá e tive a prazerosa oportunidade de conhecer este casal alemão, estudantes da Bauhaus, que mostram com magnitude o pioneirismo do modernismo nas artes no início do século XX. Além do estudo das formas geométricas e composição das cores maravilhosamente mostradas por Josef, que chegou a ser professor da Bauhaus, e mostra claramente as influências dessa escola, fiquei mesmo apaixonada pelos tecidos de Anni, que pode ser considerada precursora da tecelagem como manifestação artística.

A primeira obra, Wall Hanging, 1924, algodão e seda, tecida ainda na Bauhaus, mostra claramente a simetria e a rejeição de ornamentos defendidas pela escola, porém já demonstra a introdução de uma estrutura mais complexa na tecelagem com claras influências das culturas latinas, como o Uncus, espécie de túnica tecida por artesãos peruanos nos Andes, como explica a legenda da obra na exposição.
A partir daí as obras evidenciam as 14 viagens realizadas pelo casal percorrendo a América latina entre 1934 e 1967. Eles estiveram em Cuba, México, Peru e Chile, chegaram a passar vários meses trabalhando nestes países.

As formas, a estrutura, e, principalmente a interação das cores dos tecidos de Anni Albers formam belíssimas obras e, eu podia ver em cada uma delas uma peça de vestuário atual e super charmosa. Quem sabe não podemos reconhecer a beleza dos tecidos de Anni na próxima coleção de Verão da Umen? Fica a sugestão.
Vale a pena, para quem estiver em São Paulo, visitar a exposição.


As duas primeiras imagens das obras peguei no site www.albersfoundation.org, porque estava sem câmera e as que eu tirei do meu celular (como podem ver nas três últimas) ficaram péssimas.

Amanda

Um comentário:

  1. Dae Galera Da Umen Meus Parabéns Pelo Site Muito Sucesso Um Grande Abraço Do Amigo Giuseppe batera

    ResponderExcluir